quarta-feira, 3 de abril de 2019

Organização de cardápio - por Fabi Sanchez

Olá leitores gastronômicos!







Hoje venho trazer pra vocês um assunto o qual ainda estou em processo de aprendizagem.

Meu sonho de consumo é conseguir organizar as compras e o cardápio da semana inteirinhos. Já cozinhar e preparar as marmitinhas, deixando tudo organizado. Ai, que lindeza que seria!

Mas a minha realidade de desorganização ainda me priva disto.


Porem, tenho que ser franca, já fui muito mais desorganizada do que sou hoje.

Atualmente faço uma compra grande no começo do mês, onde reabasteço geladeira e dispensa com a maioria dos grãos, enlatados, conservas, farináceos, sal, açúcar, carnes e laticíneos. Nessa compra também costumo fazer o "sacolão" da semana. Gente, vou pelo menor preço, sentindo os produtos da estação, tanto referentes a carne quanto aos hortifrutis. Costumo fazer essa grande compra ou aqui na minha cidade, ou em Atibaia onde costuma ser mais barato. Depois, durante o mês, toda semana faço sacolão e compro algo que esteja faltando, dando sempre prioridade ao valor do produto.

Bom, nesta terça-feira, dia 02/04/2019, começo de mês, conta do banco zerada, fui ao mercado daqui de Piracaia reabastecer a casa, pensando que só irei no mercado novamente na sexta-feira. É nesse momento da escolha dos produtos que tento me lembrar o que ainda tenho em casa, quais produtos estão em conta e quais pratos eu poderia preparar. Seguindo essa linha, hoje comprei:

banana nanica verde
banana nanica madura
abacate
abacaxi
goiaba
mexerica
couve
repolho verde
tomate (esse está caro pra arrebentar, mas ainda não conheço outro pruduto fresco que o substitua)
abóbora cabochan
batata doce
cebola
pimentão verde
pimenta
açúcar
margarina (gente, a grana estaca curta, não comprei manteiga)

Gastei um total de R$75,35

O que farei com esses ingredientes? Bom, na verdade costumo pensar logo de manhã ao abrir a geladeira para preparar o café o que farei para o almoço, lanche da tarde e jantar do dia. Portanto, ainda não sei o que farei exatamente com eles, será um prazer ver que você estará comigo nos próximos posts pra me ajudar a organizar o meu cardápio.

E vc? Como organiza seu cardápio? Já sabe o que vai cozinhar nesta semana?

4 comentários:

  1. Oi, Fabi. Acho que o mais importante é pensar no cardápio antes. Pegar um dia, fazer o cardápio, fazer as compras relacionadas e aí não precisa parar na frente da geladeira pra pensar rs Eu tb preciso fazer isso. Mas devagar a gente consegue. Mostra pra nós as preparações com os ingredientes comprados. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter você por aqui, Lu!
      Já tentei fazer o cardápio antes de ir ao mercado, mas fui surpreendida pelo valor de alguns ingredientes. Por essa razão, por enquanto, faço o caminho inverso: vou ao mercado, vejo o que está em promoção e formulo, ali mesmo, bem por cima, o cardápio da semana.
      Acompanhe o blog que esta semana terá postagem todos os dias com o cardápio da vez.

      Excluir
  2. Ahhh queria eum conseguir fazer o cardápio da semana, aqui em casa é na base do "deixa a vida me levar...".
    Um dia eu serei a menina do cardápio.
    Vamos aprender nessa jornada aqui do blog!!!

    ResponderExcluir