quinta-feira, 4 de abril de 2019

Feijão carioca - por Fabi SAnchez

Olá, leitores Gastronômicos!

Gente, que brasileiro não gosta de um arroz com feijão fresquinho? Aqui em casa faço arroz com feijão praticamente todos os dias, dá sustancia, como dizem os mais velhos e tem o ferro do feijão. Como tenho 3 meninos em fase de crescimento, haja arroz com feijão por aqui!




Ingredientes:

 - 2 canecas de feijão carioca (compro um feijão de boa qualidade pra não precisar escolher. Também não deixo de molho. Vai direto pra panela)
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 fio de óleo
- 2 folhas de louro seco
- 1 pimenta dedo de moça média, sem semente
- 1 colher de sobremesa de sal marinho
- salsinha, cebolinha a gosto, um pedacinho de gengibre picado (opcional)
- água o suficiente

Como fazer:

Coloque o feijão na panela de pressão com água que cubra uns quatro dedos pra cima do feijão. Feche a panela e deixe em fogo alto por aproximadamente meia hora, 45 minutos. Coloque numa panela pequena em fogo alto o óleo, e a cebola cortada em cubos. Quando a cebola começar a ficar amarelinha, junte o alho ( a cebola demora mais pra refogar, se você colocar ambos juntos, o alho pode queimar).
Tire a tampa da panela de pressão. Você já fez isso? Não precisa ter medo. Se vc tiver tempo de sobra, é só desligar a panela e deixar a pressão acabar por si só, mas se vc não tiver tempo, leve a panela debaixo da torneira com um fiozinho de água e espere acabar toda a pressão, só depois a abra. O único problema dessa segunda técnica, é que sua panela de pressão vai ficando, com o tempo, com o fundo abaoloado.
Coloque o refogado de temperos na panela junto com o feijão e acrescente o sal, o louro, a pimenta e os temperinhos opcionais que sugeri acima. Nessa hora também é bom ver se o feijão está bem cozido e se precisa de mais água ou não. Tampe a panela de novo e deixe mais cinco minutinhos na pressão só pra pegar o gostinho.

Bora de arroz e feijão, minha gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário