sábado, 27 de abril de 2019

Fruticultura

Olá, leitores gastronômicos!



Comecei a fazer um curso oferecido pela Fundação Telefônica muito legal, chamado "Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo."
Ainda estou no começo dele, mas já estou amando. Já prevejo que muito vai me ajudar a entender como construir/reformular nosso pomar. Quero, durante este mês de curso, compartilhar com vocês o que eu vier a aprender, vocês topam?
Pra começar, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, sabiam? Mas em contrapartida, enquanto a Europa consome 100 kg per capita de frutas por ano, o Brasil consome apenas 57 kg. Gente, é muita diferença, vocês não acham? Me digam, quantas frutas vocês consomem por dia? Eu fiz uma conta bem por cima aqui, considerando que eu coma uma fruta, ou seja, 100 gr de fruta em 300 dias no ano, sim, gente, tem dias que não como frutas, mas tem dias que como mais de uma... deu uma média de 30 kg de fruta por ano! Gente! Que pouco!!! Que tal começarmos a pensar em cardápios com mais frutas por aqui, eim? Aceito sugestões. Pois além de nutritivas, saudáveis, são fáceis de consumir e muitas podem ser adquiridas no próprio quintal de casa.
Só pra começarmos a repensar nossos hábitos, segue uma tabela bem ilustrativa sobre o que podemos achar em 100 gramas de fruta


Fonte: Manica (1987)

Então pronto, agora o negócio é começar a estudar possibilidades para por mais frutas no prato. 

Forte abraço e bom apetite!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sopa de abóbora com calde de frango - por Fabi Sanchez

Pessoal, lembra aqueles ossinhos do peito do frango que a gente cozinhou quando fizemos o filé? Então, é ele mesmo que nós vamos aproveitar agora. Veja como é fácil:

Tudo na panela. Nesse momento eu ainda não havia tirado os ossinhos e as peles do frango.

Batata doce na manteiga - por Fabi Sanchez

Adoro batata doce, desde muito antes de ela estar na moda. Minha mãe, sempre que ligava o forno, colocava batata doce de casca roxa para assar. De uns tempos pra cá, venho descobrindo novas formas de comer a batata doce, e esta receita é uma delas.


Ingredientes:

2 batatas doce grandes
água o quanto baste
uma colher de sopa de manteiga
1 dente de alho
sal marinho o quanto baste

Como fazer:

Lave bem as batatas doces e corte em rodelas largas, de mais ou menos dois dedos (a batata doce solta um leite que deixa a mão grudenta, alguém sabe de alguma dica de como impedir que esse leite grude nas mãos? Porque se existe algum truque, eu desconheço), coloque a batata numa panela coberta com água e deixe cozinhar até que você espete com um garfo e esteja molinha.
Tire as batatas doce da água e deixe num prato. A água da batata doce, guarde numa vasilha na geladeira para uma futura sopa. Na mesma panela que cozinhou as batatas, coloque a manteiga e o alho, descascado e cortado em rodelas bem fininhas (o povo mais profissional chama esse tipo de corte de "lâminas"). Quando o alho começar a ficar amarelinho, coloque as batatas cozidas, com casca e tudo, e vá misturando levemente com uma colher de pau pra não desmanchar muito a batata, vá acertando o sal enquanto mistura e pronto. Basta comer!

Filé de frango - por Fabi Sanchez

Este post vai parecer um bicho de sete cabeças, porque vou falar sobre como cortar o peito do frango em filés, mas vocês verão que é muito fácil. Pode-se comprar o peito já em filé, se quiser, mas sempre o compro inteiro para cozinhar os ossos para minhas gatinhas e usar o caldo para futuras sopas. Então vamos lá. Pegue o peito de frango e ache o osso do meio, vá passando, devagar, a faca bem afiada entre a carne e o osso. Você vai perceber que lá pela metade da profundidade do peito, terá um outro músculo, então, o peito de frango, na verdade, é formado por 4 pedaços grandes de carne. O truque é tentar separar os quatro pedaços do osso. Depois disso, é só ir cortando em filés os 4 pedaços de músculo. Pode ser que das primeiras vezes fique tudo meio picotado, mas tenho certeza que quanto mais você fizer, melhor ficarão seus filés.
Agora vamos ao filé em si:

Ossinhos dos frangos sendo cozidos com a pele para fazer um super caldo pra sopa e uma comida potente pros animaizinhos daqui de casa


Ingredientes:

1 peito de frango filetado
2 dentes de alho picado
1/2 pimenta dedo de moça picada sem semente
caldo de 1 limão
sal o quanto baste
manteiga o quanto baste.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um pirex e misture com as mãos para que o tempero penetre bem no filé. Em uma chapa ou frigideira, coloque uma colher de manteiga. Quando derreter, coloque os filés para grelhar. Eu costumo tampar para não sujar o fogão e acelerar o processo de cozimento. Depois de uns 3 a 5 minutos, ou quando estiver dourado o lado de contato com a chapa, vire o filé para dourar do outro lado. Tente não espetar o filé para que ele não perca seu suco, vire com uma espátula ou com um pegador. O tempo para que o frango chegue ao ponto, vai depender da temperatura de seu fogo e da grossura de seu filé, mas fique atento que o frango nunca pode ser rosado, ou seja, nunca pode ser mal passado. Atente para que ele sempre esteja todo branquinho e cozido.
Bom apetite!

Couve refogada - por Fabi Sanchez

Couve é um alimento muito versátil, sem contar que o cultivo é super fácil. Você pode pegar uma muda de um pé de couve já adulto e plantar, dessa forma pegará fácil, fácil. Qualquer pedacinho de terra bem cuidada dá um pé enorme de couve pra alimentar a família toda semana.


Ingredientes:

12 folhas de couve manteiga
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1 fio de azeite
sal o quanto baste

Como fazer:

Enrole as folhas numa trouxinha, apoie na tábua e corte o mais fino que você conseguir. Aqui está outra atividade que, quanto mais você treinar, mais fino conseguirá cortar. Coloque numa panela em fogo alto o azeite e a cebola até dourar, junte o alho para também dourar um pouquinho. Coloque a couve picada e salpique o sal. Misture para ela dar uma murchada. Particularmente eu gosto de dar só um susto na couve. Se deixar muito tempo, ela começa a soltar água, então só a misturo por alguns minutos no fogo para ela dar uma murchada e ainda ficar ao dente. Sem contar que assim, ela vai perder menos de suas propriedades.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Cardápio 05.04.2019 - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!


E aí? O que vocês estão comendo hoje? Estão cozinhando? Gente, cozinhar é muito fácil e além do mais, dá uma sensação boa saber que você tá comendo aquilo que você criou, se dedicou. è muito bom! Não tenha medo de queimar, de salgar demais ou de menos, de errar na pimenta ou no açúcar, no começo é assim mesmo, mas depois, tenho certeza que você vai se apaixonar! Esse projeto tem me trazido muitas ideias novas e percebi uma coisa, as pessoas adoram falar de comida! Eu e a Leila estamos explodindo de ideias, não paramos de conversar sobre! Bom, mas chega de blábláblá e vamos cozinhar!

café da manhã:

café
banana com aveia (tão fácil que nem vou fazer link pra receita: pica uma banana, pões uma colher de melado, duas de aveia em flocos, mistura tudo e manda pra dentro)

almoço:
arroz
feijão
salada de tomate e pepino (adivinhem! Fabiana, é uma variação da salada de alface? Sim! Só que no lugar da alface, descasque o pepino e corte em rodelas) 2 minutos está pronto
batata doce na manteiga
filé de frango
couve refogada

lanche da tarde:

1 fatia de queijo minas (Hoje descobri que tenho um vizinho que além de queijeiro, é leiteiro, meu Deus! E eu comprando queijo com conservante e leite de caixinha! Além do mais, é barato: R$9,00 1/2 quilo de queijo e R$2,00 o litro do leite direto da vaca, sem contar que posso ir três quadras a pé buscar o produto)

jantar:

sopa de abóbora com caldo de frango 

Leila, aprendendo na escola da vida e dos sabores.

Oi pessoal, tudo bem?


Olha eu aqui em um novo desafio, eu amo desafios.
Sou Leila Jacob, cozinheira trabalhando e cozinheira nas horas vagas, moro na cidade de São Paulo, formada em gastronomia, amante dos livros entre outras coisas.



Na época da faculdade de gastronomia.

Cardápio 04.04.2019 - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!


Suco de tamarillo com acerola - por Fabi Sanchez

Você conhece tamarillo?



Refogado de quiabo - por Fabi Sanchez

Já sei, você não come quiabo porque a gosmna que ele solta é nojenta, acertei?
E se eu te disser que meu quiabo não tem gosma? Ahaaaaa!!! Vou te ensinar.

Salsicha ao sugo - por Fabi Sanchez

Não me batam!!! Sei que os embutidos e enlatados não são nada saudáveis, juro que estou em processo de substituição desses atalhos, em breve vocês terão novidades por aqui, fiquem de olho, mas enquanto isso...

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Cardápio 03.04.2019 - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!

Acho que não é só minha vida que é bastante corrida, não é mesmo? Para dar tempo de tudo, cozinho todas as refeições do dia logo pela manhã.


Isca de coxão duro com abobrinha - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos.




Salada de alface e tomate - por Fabi Sanchez

Pessoal, quer coisa mais fácil de fazer do que uma saladinha fresca de alface e tomate? Quando souber de algo mais fácil, compartilho aqui com vocês, mas por enquanto, vai a receitinha básica de salada de alface mesmo.

Doce de banana - por Fabi Sanchez

Um dos meus sofrimentos no processo de emagrecimento, é a larica que me dá a tarde, lá por umas três horas. Eu sinto uma necessidade absurda de comer doce. Um horror! Então comecei a pesquisar e tentar preparar meus próprios docinhos no lugar de desembrulhar chocolates. Um deles é esse docinho super docinho.

Sopa de legumes - por Fabi Sanchez

Sempre que cozinho peito de frango, guardo a água de cozimento para fazer sopa. Tomo sopa todos os dias a noite, e esse também foi um dos hábitos alimentares que mudei de minha rotina. Essa sopa é aquela rapa geladeira, quer ver?




Café - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!

Quem não gosta de um bom café logo cedo para acordar, eim?

Arroz branco - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!

Feijão carioca - por Fabi SAnchez

Olá, leitores Gastronômicos!

Gente, que brasileiro não gosta de um arroz com feijão fresquinho? Aqui em casa faço arroz com feijão praticamente todos os dias, dá sustancia, como dizem os mais velhos e tem o ferro do feijão. Como tenho 3 meninos em fase de crescimento, haja arroz com feijão por aqui!