quinta-feira, 4 de abril de 2019

Arroz branco - por Fabi Sanchez

Olá, leitores gastronômicos!




O arroz branco é um dos pratos básicos da tradição alimentar do brasileiro. Estou pra conhecer um brasileiro que nunca comeu arroz branco na vida.

Existem várias técnicas de fazer o arroz branco, a minha técnica é a da praticidade.

Começo na hora de comprar. Minha mãe me ensinou que o bom arroz é aquele que parece bem soltinho dentro do saco. E essa instrução sempre funcionou pra mim.

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz branco.
- 1 dente de alho
- 1 fio de óleo vegetal (uso o óleo de soja mesmo, mas existem muitos outros tipos de óleo vegetal. Aconselho você a experimentá-los e descobrir o seu favorito. Não esqueça de registrar em seu diário culinário sua preferência)
- sal marinho (usamos o sal marinho aqui em casa por indicação médica devido a pressão alta do Alexandre)
- água suficiente (explicarei essa suficiência logo abaixo em como fazer)

Como fazer:

Coloque em fogo alto uma panela média com o dente de alho em cubos junto com o fio de óleo (mais ou menos duas colheres de óleo, na verdade é o suficiente para dourar o alho). Eu costumo deixar bem pouco o alho no óleo, pois gosto do sabor do alho mais acentuado no arroz, por isso ele frita só o tempo suficiente de pegar o pote de arroz e colocar as medidas dentro da panela (eu nem lavo e nem escolho o arroz). Coloco água da torneira mesmo na panela, o suficiente para ficar dois dedos acima do arroz (minha mãe quase me mata quando vê eu fazendo isso, porque ela ferve a água antes de por no arroz). Deixe cozinhar em fogo alto mesmo, até que comece a sumir a água da superfície. Você vai perceber que o arroz de cima ficou menos cozido que o de baixo, então dê uma misturada e tampe a panela com o fogo desligado para que o restante termine de cozinhar com o próprio vapor. Fica pronto em uns 15 minutos.

Diz se não é fácil fazer arroz, gente? Só não come comida de verdade quem não quer, não é verdade?

3 comentários: