quarta-feira, 10 de abril de 2019

Filé de frango - por Fabi Sanchez

Este post vai parecer um bicho de sete cabeças, porque vou falar sobre como cortar o peito do frango em filés, mas vocês verão que é muito fácil. Pode-se comprar o peito já em filé, se quiser, mas sempre o compro inteiro para cozinhar os ossos para minhas gatinhas e usar o caldo para futuras sopas. Então vamos lá. Pegue o peito de frango e ache o osso do meio, vá passando, devagar, a faca bem afiada entre a carne e o osso. Você vai perceber que lá pela metade da profundidade do peito, terá um outro músculo, então, o peito de frango, na verdade, é formado por 4 pedaços grandes de carne. O truque é tentar separar os quatro pedaços do osso. Depois disso, é só ir cortando em filés os 4 pedaços de músculo. Pode ser que das primeiras vezes fique tudo meio picotado, mas tenho certeza que quanto mais você fizer, melhor ficarão seus filés.
Agora vamos ao filé em si:

Ossinhos dos frangos sendo cozidos com a pele para fazer um super caldo pra sopa e uma comida potente pros animaizinhos daqui de casa


Ingredientes:

1 peito de frango filetado
2 dentes de alho picado
1/2 pimenta dedo de moça picada sem semente
caldo de 1 limão
sal o quanto baste
manteiga o quanto baste.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um pirex e misture com as mãos para que o tempero penetre bem no filé. Em uma chapa ou frigideira, coloque uma colher de manteiga. Quando derreter, coloque os filés para grelhar. Eu costumo tampar para não sujar o fogão e acelerar o processo de cozimento. Depois de uns 3 a 5 minutos, ou quando estiver dourado o lado de contato com a chapa, vire o filé para dourar do outro lado. Tente não espetar o filé para que ele não perca seu suco, vire com uma espátula ou com um pegador. O tempo para que o frango chegue ao ponto, vai depender da temperatura de seu fogo e da grossura de seu filé, mas fique atento que o frango nunca pode ser rosado, ou seja, nunca pode ser mal passado. Atente para que ele sempre esteja todo branquinho e cozido.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário