segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Doce de leite


Gente!!!

Hoje vim compartilhar com vocês uma vitória!
Sim!
Vocês sabem que tenho um vizinho que vende leite puro pra mim, né? Pois então, desde que compro leite da vaquinha Cachoeira, tenho feito doce de leite em casa toda semana, pois cada receita dura uma média de dois dias, e olhe lá. Depois disso nunca mais comprei doce. Porem, esses dias tive uma triste notícia: O Raul vendeu a Cachoeira e estou órfã do leite puro das vaquinhas que agora não são mais minhas vizinhas, e por esta razão estou sem fazer doce de leite e comprei um pote do mesmo doce que eu comprava antigamente, antes de fazer o meu em casa. Ao por o doce na mesa é que aconteceu a surpresa: O pote industrializado que antigamente era devorado em dois cafés da manhã, mal foi tocado com os seguintes comentários de companhia:
-Nossa, mãe, que doce ruim!
-Tem gosto de nada!
- Tem gosto de plástico!
Caí na gargalhada e li todos os ingredientes do pote para os meninos e falei, em seguida, quais eram os ingredientes que eu usava no doce que eu fazia. Conclusão, o paladar da criançada por aqui está ficando mais apurado e repelindo os industrializados e eu, muito feliz e orgulhosa, achei uma tiazinha que vende leite fresco do outro lado da cidade, vou lá buscar meus dois litros pra fazer doce, mas, enquanto isso, vejam a receita simples do doce de leite do sucesso da mesa daqui de casa.

Ingredientes:

- 2 litros de leite puro (mega integral e com muita nata);
- 2 xícaras de açúcar demerara (ou se quiser, pode por menos);
- 1 pau de canela.

Como fazer:

Dissolva o açúcar no leite em uma panela grande e se possível de fundo grosso (tipo os tachos das vovós). Coloqie no fogo alto e tampe. Cuidado que logo vai borbulhar, quando isso acontecer, destampe para não sujar seu fogão e não perder o leite. Depois tampe de novo e deixe fervendo por mais menos 1 1/2 hora, mexendo de vez em quando e raspando as natas que ficam nas pareces da panela. Desligue quando estiver na consistência de creme, pois ele endurece depois q esfriar. Essa receita rende mais ou menos, meio quilo de doce.

4 comentários:

  1. Olha vou dizer uma coisa. E muito gostoso eu em especial adoro.

    ResponderExcluir
  2. É disso que eu tô falando BRASIL!
    Esses meninos estão ficando muito sofisticados.
    Quero morar em Piracaia rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiloca, estou conseguindo mudar o paladar dos moleques! Venha já morar em Piracaia!

      Excluir