sexta-feira, 5 de abril de 2019

Refogado de quiabo - por Fabi Sanchez

Já sei, você não come quiabo porque a gosmna que ele solta é nojenta, acertei?
E se eu te disser que meu quiabo não tem gosma? Ahaaaaa!!! Vou te ensinar.





Ingredientes:

1 bandeja de quiabo (se você for comprar a granel, quebre a pontinha dele com o dedão, se quebrar com facilidade é porque ele é macio e não está fibroso)
2 tomates picados em cubos
1 cebola picada em cubo
1 dente de alho picadinho
1 fio de azeite
1 colher rasa de café de sal
água o suficiente
1/4 de copo de vinagre

Como fazer:

Coloque os quiabos em uma panela e cubra com água. Junte o sal e o vinagre. Deixe ferver. Enquanto isso, prepare o refogado de tomate: coloque numa panela o azeite, a cebola, deixe dourar. Junte o alho e quando começar o dourar, junte o tomate e mexa de vez em quando para que ele vá se desmanchando. Quiabos fervidos, escorra-os, corte a cabeça deles fora e pique-os em rodela. Cadê a gosma? Sumiu com o vinagre, como mágica! Junte as rodelas de quiabo (eu as chamava de rodinhas do Relâmpago Macqueen, quando os meninos eram pequenos, para que eles comessem. Informação desnecessária, mas engraçadinha, vai!) ao refogado de tomate. Misture e sirva quentinho.




3 comentários:

  1. Eu preparo meu quiabo em fatias já diretamente. Tiro a cabeça, pico em rodelas e coloco bem destribuido em panela quente com um fio de óleo de girassol ou azeite. Não mexo imediatamente e sim após grelhar um pouco, aí mexo tentando virar e deixo mais um pouco sem mexer. Volto a mexer e assim que estiverem com uma coloração bonita retiro do fogo (caso queira pode tempero-los quente). A partir desse ponto pode ser usado em salada, molhos, etc..

    ResponderExcluir
  2. Faço dessa forma, pois fica sem baba e não perde os valores nutricionais com o cozimento em separado na água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que dica ótima! Vou tentar fazer desta forma também! Obrigada, So, querida!

      Excluir