terça-feira, 20 de agosto de 2019

Bolo de maçã caramelizada e especiarias

Quando faço doces, sempre tento usar produtos o menos industrializados possível, por isso que fazer bolos com frutas ou compotas e geleias, é sempre uma boa pedida.




Ingrediente da massa:

- 3 ovos grandes;
- 2 xícaras de açúcar (usei o cristal orgânico. Tente usar o açúcar menos refinado e mais natural possível);
- 2 colheres de sopa cheia de manteiga;
- 2 xícaras de farinha de trigo integral;
- 1/2 litro de leite; .
- 1 colher de café de essência de baunilha (em breve vou postar como fazer a essência, aguardem);
- 1/2 colher de café de canela em pó;
- 1/2 colher de café de cravo em pó;
- 1/4 de noz moscada ralada no ralo fino.
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó.

Como fazer a massa:

Derreta a manteiga em uma panela. Coloque no pote da batedeira (eu gosto de bater a mão, no fue) a manteiga derretida, os ovos (quebre os ovos um por um num potinho separado, pois vai que você dá o azar de algum estar podre, né? Melhor não por a receita toda a perder) e o açúcar. Bata até formar um creme esbranquiçado. Junte o leite e a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Misture a baunilha, a canela, o cravo, a noz moscada e o fermento delicadamente.

Ingredientes da calda:

- 1 xícara de açúcar cristal;
- 3 maçãs lavadas e cortadas em fatias grossas.

Como fazer a calda:

Numa forma de buraco no meio coloque o açúcar e leve ao fogo até derreter e formar um caramelo. Fique junto, não descuide, pois derrete fácil e pode queimar. Desligue a assadeira e arrume as fatias de maçã, colocando a parte da casca grudadinhas na calda e a fruta em si, virada para cima.

Como montar o bolo:

Jogue a massa do bolo com cuidado por cima das maçãs e leve ao forno alto pré-aquecido. Deixe assar por mais ou menos 40 minutos ou até que você espete a massa com o garfo e o mesmo saia sequinho. Tire do forno e coloque um prato sobre o bolo e vire a assadeira no prato com muito cuidado ainda com o bolo quente. Espere esfriar e sirva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário