sábado, 27 de abril de 2019

Fruticultura

Olá, leitores gastronômicos!



Comecei a fazer um curso oferecido pela Fundação Telefônica muito legal, chamado "Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo."
Ainda estou no começo dele, mas já estou amando. Já prevejo que muito vai me ajudar a entender como construir/reformular nosso pomar. Quero, durante este mês de curso, compartilhar com vocês o que eu vier a aprender, vocês topam?
Pra começar, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, sabiam? Mas em contrapartida, enquanto a Europa consome 100 kg per capita de frutas por ano, o Brasil consome apenas 57 kg. Gente, é muita diferença, vocês não acham? Me digam, quantas frutas vocês consomem por dia? Eu fiz uma conta bem por cima aqui, considerando que eu coma uma fruta, ou seja, 100 gr de fruta em 300 dias no ano, sim, gente, tem dias que não como frutas, mas tem dias que como mais de uma... deu uma média de 30 kg de fruta por ano! Gente! Que pouco!!! Que tal começarmos a pensar em cardápios com mais frutas por aqui, eim? Aceito sugestões. Pois além de nutritivas, saudáveis, são fáceis de consumir e muitas podem ser adquiridas no próprio quintal de casa.
Só pra começarmos a repensar nossos hábitos, segue uma tabela bem ilustrativa sobre o que podemos achar em 100 gramas de fruta


Fonte: Manica (1987)

Então pronto, agora o negócio é começar a estudar possibilidades para por mais frutas no prato. 

Forte abraço e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário